Notícias

Pedralli na luta contra o desperdício de alimentos

Cada brasileiro gera em torno de um quilo de lixo por dia. Cerca de 58% desse total é representado por lixo orgânico, formado de restos de alimentos, segundo a fonte Akatu. Para produção de 1kg de banana, são utilizados 500 litros de água (Water food print, 2011). A sua casca corresponde de 30 a 40% do peso. Desta forma, a cada quilo de banana consumido são desperdiçados até 200 litros de água se a casca for jogada fora.

Uma banana pesa aproximadamente 120g, ou seja, exige 60 litros de água para ser produzida. Se sua casca for jogada fora, são desperdiçados 24 litros em uma única casca de banana não consumida, o que daria para tomar 3 minutos de banho, dar 2 descargas ou lavar o rosto 2 vezes (Sabesp 2014).

Esses dados são da ONG Banco de Alimentos, fundada em 1998. O Banco de Alimentos é uma associação civil que atua com o objetivo de minimizar os efeitos da fome e combater o desperdício de alimentos, permitindo que um maior número de pessoas tenha acesso a alimentos básicos e de qualidade, e em quantidade suficiente, para uma alimentação saudável e equilibrada. 

Alimentos são desperdiçados de várias formas: pela produção em excesso, ao caírem dos caminhões durante o transporte ou até ficando em estoque. Entretanto, boa parte do desperdício ocorre exatamente onde o alimento deveria ser aproveitado: na cozinha. O descarte de cascas, sementes e raízes que poderiam ser usadas em diversas receitas é um exemplo de como se joga na lixeira o que deveria estar no prato. 

A alimentação sustentável combate este processo, por meio do aproveitamento integral, do planejamento na hora de ir às compras e da conservação. Menos lixo acumulado, menos dinheiro gasto em vão e melhor distribuição de mantimentos. Tudo isso com pequenas mudanças no dia a dia.


Fonte: http://www.bancodealimentos.org.br

 

Horário de atendimento

SEGUNDA À SÁBADO 08:00 - 20:30

DOMINGO E FERIADOS 08:30 - 20:00

Formas de Pagamento

Responsabilidade Social